quarta-feira, 23 de julho de 2014

A história das pequenas Harley Davidson, também conhecidas por Harleys Spaghetti, por sua fabricação na Itália:


Uma nova fase na história da Harley-Davidson americana teve início em 1965. Com a abertura das suas ações na bolsa, termina o controle familiar na empresa. 
Como consequência dessa decisão, em 1969, a Harley-Davidson uniu-se com a empresa American Machine and Foundry (AMF), um tradicional fabricante norte-americano de produtos de lazer, razão da marca AMF-Harley Davidson que passa a constar nas motocicletas.

A Aermacchi, originalmente: Aeronautica Macchi é uma indústria aeronáutica italiana fundada em 1913 por Giulio Macchi.
Fica localizada em Varese, uma comuna situada a 55 km ao norte de Milão, na região da Lombardia.
Entre as décadas de 1950 e 1970 a Macchi produziu também motocicletas sob licença da marca AMF-Harley Davidson.
Eram motos de pequena cilindrada destinadas ao mercado europeu e americano uma vez que a Harley Davidson americana só se dedicou à fabricação de grandes cilindradas.





A Cagiva, fundada em 1950, ingressa na produção de motos em 1978 e rapidamente se torna o produtor de motocicletas mais dinâmico da Europa: em outubro do mesmo ano a Cagiva compra a fábrica da AMF-Harley Davidson em Schiran (Varese), na Itália.
Uma área de 8.000 metros quadrados. 
O local abriga técnicos qualificados e engenheiros interessados, herdando as habilidades aeronáuticas da Aermacchi e da vizinha MV Augusta.
Passa a adotar o logotipo ostentando o numeral 1, semelhante ao então usado pela Aermacchi/AMF-Harley Davidson, porém com as cores da bandeira da Itália e com um elefante sobreposto, indicando sorte.




Em 1979 a Cagiva tem uma produção anual de 40 mil motos, um catálogo com 8 modelos com motores de dois tempos que vão de 125 a 350 cc vendidos sob a marca HD Cagiva, que muito se assemelham aos modelos anteriores da Aermacchi/AMF-Harley Davidson, conforme se pode ver nas fotos seguintes.

Cagiva SST                 


Cagiva Aletta Official 125 SST

Cagiva Alla Verde 250

Cagiva Aletta 125

Cagiva SST 125

Cagiva SST 125


Cagiva SST 250

Cagiva SST 350 (a maior das pequenas)

Cagiva SST 125 Aletta



Em 1980 toda a produção leva a marca Cagiva.


A Harley Davidson estabelece em 1975 uma montadora em Manaus, Brasil, com a denominação de "Motovi", que montava as motos SS125cc, SX(T)125, Racer 125 e um modelo de 1200 cc para o mercado brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário