domingo, 29 de setembro de 2013

Yamaha DT 200

A Yamaha DT 200 é uma motocicleta com motor 2 tempos fabricada pela Yamaha no Brasil. A trail Yamaha DT200 surgiu no Brasil no final de 1991, em substituição à Yamaha DT 180, que sairia de catálogo em 1997. Em 1994, surgiu a Yamaha DT 200R, uma versão aprimorada da DT 200. Em 1997 a DT 180 e a DT 200 saíram de catálogo, e em 2000 a Yamaha DT 200R teve sua produção encerrada.
Yamaha inaugurou o segmento trail no Brasil com a DT 180 no final de 1981. A DT 180 mostrou-se uma motocicleta muito versátil e robusta, mas com o passar dos anos apresentou limitações. Seu baixo desempenho e o alto consumo de combustível foram fatores que obrigaram a Yamaha a lançar uma versão mais moderna e aperfeiçoada de sua motocicleta trail. As concorrentes haviam lançado motos mais modernas e de melhor desempenho, como a Agrale EX 27.5 e a Honda XLX 350R. Em 1990, a fábrica começou pesquisar um modelo trail, com base na DT 125, sucesso de vendas no exterior. A Yamaha determinou exigências em relação a sucessora da DT 180 que deveria possuir os seguintes atributos:
·         motor 2 tempos de alto desempenho;
·         Refrigeração líquida;
·         Boa velocidade final;
·         Baixo peso do conjunto.

Assim nasceu a Yamaha DT 200 em 1991. Uma motocicleta muito moderna, potente, ágil e confiável. Seu motor é 2 tempos de 195cc³, refrigerado a água. Possui recursos como YPVS (a segunda motocicleta a utilizá-lo no Brasil, a primeira fora a RD 350), Torque Induction e YEIS. Com peso de apenas 110 quilogramas e potência de 25 cv, a DT 200 possuia desempenho excepcional para sua época e sua categoria. Com o recurso do YPVS, mostrou-se muito potente e ágil em baixa rotação, contrariando um dos problemas do motor 2 tempos.
Atingia 140 km/h e sua aceleração era excelente. Por estes atributos foi muito utilizada em competições como enduro e cross. Também foi largamente utilizada em trilhas, por possuir os mesmos atributos da DT 180: versatilidade, manutenção simples e baixo peso.




Fabricante
Predecessora
Tipo
195 cc3, monocilíndrico, 2 temposrefrigerado à água
25 cv a 8.500 rpm
6 marchas
D: Garfo Telescópico (Ceriani)
T: Braço Oscilante Triangular (Monocross).
Freios
D: Disco com acionamento hidráulo e pistão simples;
T: Sistema de tambor de acionamento mecânico.
D: 80/90 48R X 21";
T: 110/80 58R X 18"
Tanque
9,5 L com reserva de 1,5L


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




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