Yamaha DT 200
A Yamaha DT 200 é uma motocicleta com motor 2
tempos fabricada pela Yamaha no
Brasil. A trail Yamaha DT200 surgiu no
Brasil no final de 1991, em substituição à Yamaha DT 180, que sairia de catálogo em 1997. Em 1994, surgiu a Yamaha DT 200R, uma versão aprimorada da DT 200. Em 1997 a DT 180 e a DT
200 saíram de catálogo, e em 2000 a Yamaha DT 200R teve sua
produção encerrada.
A Yamaha inaugurou
o segmento trail no Brasil com a DT 180 no
final de 1981.
A DT 180 mostrou-se uma motocicleta muito versátil e robusta, mas com o passar
dos anos apresentou limitações. Seu baixo desempenho e o alto consumo de
combustível foram fatores que obrigaram a Yamaha a
lançar uma versão mais moderna e aperfeiçoada de sua motocicleta trail. As
concorrentes haviam lançado motos mais modernas e de melhor desempenho, como a Agrale EX 27.5 e a Honda XLX 350R.
Em 1990,
a fábrica começou pesquisar um modelo trail, com base na DT 125, sucesso de vendas no exterior. A Yamaha determinou
exigências em relação a sucessora da DT 180 que
deveria possuir os seguintes atributos:
·
motor 2 tempos de alto desempenho;
·
Refrigeração líquida;
·
Boa velocidade final;
·
Baixo peso do conjunto.
Assim nasceu a Yamaha
DT 200 em 1991.
Uma motocicleta muito moderna, potente, ágil e confiável. Seu motor é 2 tempos de 195cc³, refrigerado a água. Possui recursos como YPVS (a segunda
motocicleta a utilizá-lo no Brasil, a primeira fora a RD 350), Torque Induction e YEIS. Com peso de apenas
110 quilogramas e
potência de 25 cv, a DT 200 possuia
desempenho excepcional para sua época e sua categoria. Com o recurso do YPVS, mostrou-se muito
potente e ágil em baixa rotação, contrariando um dos problemas do motor 2 tempos.
Atingia 140 km/h e
sua aceleração era excelente. Por estes atributos foi muito utilizada em
competições como enduro e cross. Também foi largamente utilizada em trilhas,
por possuir os mesmos atributos da DT 180:
versatilidade, manutenção simples e baixo peso.
Fabricante
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Predecessora
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Tipo
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6 marchas
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D: Garfo Telescópico (Ceriani)
T: Braço Oscilante Triangular (Monocross). |
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Freios
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D: Disco com acionamento hidráulo e pistão simples;
T: Sistema de tambor de acionamento mecânico. |
D: 80/90 48R X 21";
T: 110/80 58R X 18" |
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Tanque
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9,5 L com reserva de 1,5L
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