quinta-feira, 2 de outubro de 2014


Em plena vigência do Decreto-Lei 1455 de 07.04.1976 e do Comunicado 543 da Cacex, que proibia a importação de motocicletas para o Brasil, a saída encontrada foi a "nacionalização" das mesmas, ou seja, importavam-se as peças principais, agregavam-se as poucas peças fabricadas no Brasil e montavam-se as motocicletas na Zona Franca de Manaus, tornando-as, assim, legalmente nacionais.
A Motovi, que desde 1972 montava os ciclomotores austríacos Puch, manteve contato com a Harley Davidson americana para comercializar as motos no Brasil desde 1975, mas por problemas burocráticos o programa da empresa atrasou praticamente um ano.
Ciclomotor  Motovi-Puch
Depois de um acordo com o grupo Atlântica a Motovi começou a construir sua fábrica num terreno de 253.000 m² na Zona Franca de Manaus.
No programa previu-se a produção inicial de 200 motocicletas de 125 cc por mês.
As Harleys "nacionalizadas" eram vendidas no Brasil à partir de agosto de 1976 pelo Mappim, Mesbla, Sears e Sophiscar e o modelo de menor cilindrada era a Harley X90 (90 cc). 
No mercado americano existem Harleys de 50 cc.
A primeira remessa de motos HD foi vendida em julho de 1976 sendo 30 motos de 125 cc, para particulares.
A Motovi 125 é idêntica à Harley original, e, segundo a Revista Duas Rodas da época, eram colocadas apenas "etiquetas e embalagens nacionais".
Pesando de 100 a 115 kg vazia e 130 kg abastecida com combustível e lubrificantes. 
Com motor 2 tempos e freios a tambor.
A Motovi 125 foi lançada por Cr$ 18.500,00 (dezoito mil e quinhentos cruzados).
As HDs. de 125 cc foram fabricadas no Brasil de 1976 a 1979.
A indústria japonesa Kawasaki tentou entrar no mercado brasileiro através da compra da Motovi, em 1978, que teve suas instalações adquiridas pela Honda em 1979, afastando dessa forma a potencial competidora do mercado nacional.
Modelos de Harley Davidson fabricados na época, alguns dos quais foram vendidos no Brasil com a marca Motovi:
X90
Z90
SR100
SS125
SX125
RC (Racer) 125
RCX125
SX175
SS350
SX350
XL 1000
XLCH 1000
FX 1200
FXE 1200
FLH 1200
A norte-americana Harley-Davidson instalou sua fábrica no Brasil em 1999.


Abaixo os três modelos de Harley-Davidson 125 cc fabricada pela MOTOVI no Brasil. Note que a motorização, suspensão, freios e os principais sistemas eram comuns, mudando apenas a estética.





4 comentários:

  1. Ótima postagem caro colega, a tempos eu já estava a procura de um manual de peças mande mais alguma coisa que tiver se possível o diagrama elétrico agradeço muito, alexandre Pouso Alegre MG, alexandrebomb@gmail.com.

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    1. Alexandre, se for da Harley 125 já consta o diagrama elétrico ao final do manual em inglês, inclusive com o acréscimo do miolo da ignição, que no Brasil era usado o do caminhão Mercedes Benz, com chave tipo "prego". Se for de outra moto, me avise, quem sabe eu tenho o diagrama. Se estiver restaurando uma Harley avise sobre o andamento e mande fotos, para publicarmos no blog.

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  2. Vendo uma motovi puch p desocupar lugar 1200$ troco e parcelo ate 10x whatsapp1196990-4802 jhulio hassan

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  3. ola pessoal fico agradecido por vcs terem usado a foto da minha motovi nesse blog .gracias

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